Nome científico: Curcubitta spp

As mais apreciadas são as de fruto com polpa cor de laranja. A abóbora menina, o mogango ou a butternut são as mais conhecidas e colhidas quando o fruto está completamente maduro.

Composição nutricional

Nutrientes* Abóbora
Água (%) 92
Energia (kcal) 26
Proteína (g) 1,0
Gordura (g) 0,1
Glícidos (g) 6,5
Fibra (g) 0,5
Cálcio (mg) 21
Fósforo (mg) 44
Ferro (mg) 0,8
Sódio (mg) 1,0
Potássio (mg) 340
Vitamina A (IU) 160 mcgRE
Tiamina (mg) 0,05
Reboflavina (mg) 0,11
Niacina (mg) 0,6
Ac. ascórbico (mg)
Vitamina B6 (mg) 0,06

Adaptado de: Gebhardt, Cutrufelli, and Matthews, 1982; Haytowitz and Matthews, 1984; Rubatzky and Yamaguchi, 1997(http://encyclopedias.families.com)

*em 100g de parte comestível

Como comprar

Opte por abóboras sem imperfeições na casca e com brilho. Se comprar aos pedaços, certifique-se que não estão secos, sinal de que a abóbora foi cortada à bastante tempo.

Dicas para conservar

– à temperatura ambiente: desde que num local seco e ventilado, a abóbora suporta meses;

– no frigorífico: depois de abertas, durante 2 ou 3 dias;

– no congelador: descasque-a primeiro.

Fins terapêuticos

  • Indicações: Erisipela, febres , dores e inflamações em geral, queimaduras, verminoses, anemia, cegueira noturna (avitaminose A), náuseas, vômitos, seborréia e acne.
  • Propriedades: Anti-helmíntica, antiinflamatória, diurética, emoliente, rica em vitamina A.
  • Partes usadas: Folhas, flores, sementes, polpa.
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