Nome científico: Actinidia deliciosa

Nome popular: Kiwi/Quivi/Quiuí

O Kiwi é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do género Actinidia, originárias do sul da China. São plantas típicas de locais com clima temperado ou subtropical de montanha. O kiwi é o fruto de uma planta trepadeira que partilha o mesmo nome e pertence à família das Actinidiáceas, sendo a espécie mais comum a Actinidia deliciosa. O fruto possui polpa de coloração esverdeada e uma casca castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos que lhe dão um aspecto fibroso. É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina C já identificado, além de ser particularmente rico em alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.

Composição nutricional de um kiwi médio (100g) possui:

Valor energético – 62 Kcal

Gordura Total – 0g

Colesterol / Gordura saturada – 0g

Hidratos de Carbono Totais – 13g

Fibra dietética – 3,3g

Açucares – 12g

Proteínas – 1,3g

Vitamina E – 4mg

Vitamina C – 107mg

Cálcio – 36mg

Como comprar e conservar

O kiwi é um fruto sazonal, que surge no pomar a partir do mês de Outubro, podendo durar até Maio.

Não sendo comestível imediatamente após a colheita, a selecção do kiwi passa por pressioná-lo ligeiramente entre o polegar e indicador. Os mais doces irão ceder suavemente à pressão.

Ao escolher evite os mais macios, os que apresentam manchas, os que têm a pele engelhada, danos devido a choques mecânicos ou os que estiverem húmidos. Os mais claros são, em geral, menos maduros.

Se no momento em que comprar/colher os kiwis ainda não estiverem maduros, pode deixá-los a amadurecer durante alguns dias à temperatura ambiente, desde que protegidos da luz solar ou calor. Pode colocá-los na fruteira junto a maçã, pêra ou banana para acelerar o processo de amadurecimento. Se já estiverem maduros podem ser conservados tanto à temperatura ambiente (15 dias), como no frigorífico (30 dias), como no congelador (6 meses). No frio, podem ser conservados durante muito tempo, desde que protegidos da desidratação.

Anúncios