cigarro 3A União Europeia estabeleceu a luta contra o tabagismo como uma das suas maiores prioridades em termos de saúde pública. As doenças associadas ao tabagismo são, actualmente, a maior causa de morte na Europa. O consumo de tabaco é responsável por mais de 650 mil mortes por ano na União Europeia, o que corresponde a uma em cada sete mortes. Neste número estão incluídos 19 mil mortes por tabagismo passivo, pessoas que nunca fumaram na vida!

Sabemos que os fumadores não gostam deste tipo de informação, cada um tem direito à sua opção. No entanto é nossa preocupação, não abordar os aspectos negativos do tabaco, mas sim os aspectos positivos de não fumar.

– Não fume pela sua Saúde: o risco de contrair doenças cardíacas ou cancro é muito menor.

– O cansaço físico será inferior.

– O seu cabelo e unhas irão estar mais fortes, mais brilhantes e bonitos.

– A tensão arterial será menor assim como os seus batimentos cardíacos.

– Os seus pulmões irão desempenhar as suas funções de uma forma mais eficiente.

– Os seus dentes serão fortes, brancos e brilhantes, assim como o risco de contrair infecções na gengiva menor.

– O cigarro contém cerca de 4.000 químicos. Destacamos: amoníaco, arsénico, butano, metano, cádmio, monóxido de carbono, nicotina… São substâncias que se vão acumulando no nosso organismo.

– O risco de contrair úlceras gástricas ou duodenais será menor.

– Os sentidos do gosto e do olfacto serão mais intensos, podendo apreciar melhor os alimentos e todos os cheiros que nos rodeiam.

– A pele conservará o aspecto de vida, sem estar opada, envelhecendo de uma forma mais lenta.

– A sua fertilidade é aumentada.

– Em termos financeiros, terá uma despesa a menos, porque não aproveitar e realizar o seu sonho?cigarro

Para quem fuma e quer deixar de fumar apresentamos alguns factos que pode desconhecer:

  • Após duas horas a nicotina começa a sair do seu corpo, e é aqui que começa a sentir os sintomas de privação
  • Após 6 horas o seu ritmo cardíaco e a pressão arterial começam a baixar, embora possam levar algumas semanas a atingir os valores normais
  • Após 12 horas o monóxido de carbono do fumo do tabaco terá sair do seu sistema, os seus pulmões começam a funcionar um pouco melhor e as sensações de falta de ar são menos agudas
  • Após 2 dias os sentidos do cheiro e do paladar tornam-se mais apurados
  • Entre duas a 12 semanas a circulação sanguínea melhora em todo o corpo e o andar e o correr tornam-se muito mais fáceis.
  • Após 3 a 9 meses a tosse, e outros problemas respiratórios diminuem e a função pulmonar aumenta cerca de 10%
  • Em 5 anos o risco de ataque cardíaco é duas vezes menor do que o de um fumador
  • Ao fim de 10 anos o risco de cancro do pulmão é também duas vezes menor do que a de um fumador, e o risco de ataque cardíaco cai para o mesmo nível do que o de uma pessoa que nunca tenha fumado

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