artrite3

O Dia Mundial da Artrite é celebrado desde 1996, no dia 12 de Outubro, tendo sido inicialmente promovido pela Artrite e Reumatismo Internacional (ARI – Arthritis and Rheumatism International), uma associação de organizações nacionais cujos membros são pessoas cujas vidas são afectadas pela artrite e com actividades essencialmente voluntárias.

O tema para este ano é “Vamos trabalhar juntos”, pois em cada ano o mote da data comemorativa visa um aspecto diferente da vivência com uma doença reumática.

Assim este ano o enfoque são os desafios do trabalho, seja ele trabalho pago, voluntário ou doméstico, e engloba pessoas com doenças reumáticas, profissionais de saúde e empregadores.

Os objectivos desta data comemorativa são:

  • Promover a sensibilização relativamente à artrite, em todas as suas formas, junto da comunidade médica, das pessoas com artrite e do público em geral;
  • Influenciar as políticas públicas, informando os decisores sobre a artrite e as medidas que podem ser tomadas para facilitar a vivência com a doença;
  • Assegurar que todas as pessoas com artrite, bem como os profissionais de saúde conhecem a vasta rede de apoio que têm à sua disposição.
Anúncios