figo

Nome Científico: Ficus carica

Nome vulgar: Figueira

Origem: Sudoeste da Ásia, Península Ibérica e Península Balcânica

A figueira é uma árvore de pequeno porte, de folha caduca, de tronco curto, grosso e com tendência a ramificar na base. Normalmente criam copas estendidas, largas mas densas o que proporciona boas sombras.

As flores, que são muito pequenas, encontram-se no interior de um receptáculo carnudo chamado sicônio – figo, o que leva muitas pessoas a pensarem que a figueira não dá flor.

Originária da Ásia e do mediterrâneo, é uma espécie muito resistente mesmo nas condições mais adversas, com poucas exigências no que se refere ao solo.

Propriedades Nutricionais: É um alimento nutritivo e rico em açúcares. Por isso, é indicado para grandes reposições de energia e bastante utilizado por atletas. Além disso, apresenta potássio, cálcio e fósforo, fibras e niacina (vitamina B3), vitamina A e C.

Como comprar

Ao comprar figos prefira sempre aqueles que apresentam casca intacta, sem rachaduras ou áreas amassadas, nem manchas de bolor.

Como Conservar

Os figos frescos normalmente não resistem ao transporte, pois são pouco reistentes. Em casa devem ser deixados no frigorífico cobertos com filme transparente e consumir em 1 a 3 dias.

Benefícios para a Saúde

  • Infecções respiratórias
  • Ajuda a reduzir o colesterol no sangue
  • Prisão de Ventre
  • Constipações e Gripes
  • Aumento das Necessidades Nutritivas
Anúncios