chapalavras

Cópia de IMG_8345

Durante a Semana da Leitura, que decorreu de 1 a 5 de Junho, o Projecto de Educação para a Saúde participou com uma actividade sobre as características e benefícios do chá.

Cópia de IMG_8346

 

Salientou-se o facto do chá tornar-se na segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, com mais de três mil variedades que se podem obter a partir de uma planta do chá, Camellia Sinensis. Sendo uma bebida cem por cento natural, o seu consumo está cada vez mais associado a estilos de vida saudáveis.

Cópia de IMG_8418Tradicionalmente, o chá agrupa-se em quatro categorias: preto; verde; branco e oolong, dependendo do tempo de fermentação a que as suas folhas são sujeitas.

Cópia de IMG_8407

 

 

Entre os benefícios para a saúde que o chá pode ter destacam-se o facto de ser uma bebida sem calorias, se for consumida sem adição de açúcar, leite ou natas, ser uma fonte alternativa de ingestão de líquidos e o facto de ser rico em flúor e em magnésio. Esta bebida é uma fonte natural de antioxidantes, tal como os frutos e os vegetais, o que tem um efeito positivo no equilíbrio e na vitalidade do organismo, prevenindo o envelhecimento celular. Tal como o chocolate e o café, o chá contém cafeína, sendo também, uma fonte natural de teanina, um aminoácido, encontrado quase unicamente no chá, que tem um efeito leve e estimulante no cérebro, podendo aumentar a clareza mental, melhorar a capacidade de concentração e fortalecer o sistema imunitário, permitindo a redução do stress mental e físico.

Cópia de IMG_8411Durante toda a semana decorreu o Concurso “Chá das Palavras”. Cada dia existiu um chá diferente e os alunos teriam que, através da cor, cheiro e sabor, “adivinhar” qual era o chá!!! Salienta-se que a participação dos alunos foi muito grande e acertaram muitos dos sabores!!!

É importante salientar que o chá e infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água! Para os jovens é muito importante evitar os refrigerantes e bebidas artificiais à base de sumo de frutos que são geralmente pobres em nutrientes e ricas em açúcar.

Esta foi mais uma forma de chamar a atenção para a importância da alimentação equilibrada como vital à manutenção de um corpo saudável.

Cópia de IMG_8409Curiosidades

Uma das muitas curiosidades orientais é a razão pela qual as chávenas de chá não têm asas. A razão é simples, segundo os orientais se conseguirmos segurar a chávena com as nossas mãos é porque a temperatura do chá está apropriada para o bebermos. Se pelo contrário, queimarmos as mãos é porque não poderemos beber porque está demasiado quente e pode fazer-nos mal…

Outro hábito interessante dos chineses e dos japoneses é o facto de beberem chá quente (de preferência, chá verde) durante as refeições, nunca água gelada ou bebidas geladas. Os líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Assim, reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.

Por isso é importante o chá morno ou até água morna depois de uma refeição, facilitando a digestão e amolecendo as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.

Tea Time

Anúncios