IMG_8431

Conhecer culturas diferentes, viajar por terras distantes, partilhar experiências e aprender a olhar o Mundo por diversos ângulos são alguns dos muitos benefícios que proporcionam a leitura.

Mesmo quando estamos sozinhos, se lemos um livro, já não nos sentimos sós. A leitura é uma prática que além de nos enriquecer de forma cultural também oferece benefícios à saúde e ajuda a prevenir doenças do domínio psíquico.

Ler incentiva ideias, a criatividade, desenvolvimento do sentido crítico, estimula os sonhos…

Em geral, as crianças acabam por excluir os livros do seu convívio diário, devido à falta do gosto pela leitura, nesta fase, já que muitas são as opções de lazer mais convidativas que um livro, no conceito de alguns, nomeadamente, a televisão, o computador e tantos jogos electrónicos, frutos da tecnologia avançada. Cabe a todos, incluindo a Escola, contrariar esta situação, e a melhor forma de o fazer é dar a conhecer esse hábito saudável da leitura, promovendo-o e estimulando-o.

Uma das heranças que podemos deixar às crianças é o hábito saudável da leitura. Se ler for uma grande diversão, pode-se incutir esse hábito, tornando-o tão importante como, por exemplo, lavar os dentes.

Da consciencialização desta problemática, e tentando motivar para o hábito saudável de ler, o Projecto de Educação para a Saúde (PES) do nosso Agrupamento – Crescer com Saúde – sugeriu e a Hora das Palavras (Coordenação PNL do Agrupamento) aceitou o desafio, nascendo destas duas vontades o Concurso de Marcadores de Livros – Ler é Saudável.

O concurso decorreu até ao dia 17 de Abril, destinou-se a todos os alunos do Agrupamento e pretendeu promover a adequação ao tema, associando a leitura como um hábito saudável, a criatividade, e a originalidade. Apresentou-se dividido por 4 escalões, tendo a organização incluído um sub-escalão no 1º Ciclo para os meninos da sala da multideficiência, por uma questão pedagógica. Este concurso teve uma grande adesão tendo concorrido 223 marcadores.IMG_8432

A sessão da entrega dos prémios aos vencedores decorreu integrada na Semana da Leitura, no dia 5 de Junho, estando presente a Drª Conceição Franco, em representação da Câmara Municipal da Lourinhã, a srª Rosário Cipriano, em representação da Associação de Pais, professores, alunos, directores de turma e encarregados de educação. Os vencedores foram:

IMG_8446Escalão A: Pré-Escolar

Duarte Silva, do Jardim Infância da Praia da Areia Branca, Educadora Helena Mamede

Prémio: Livro O Meu Almoço, da Porto EditoraIMG_84492

 

 

IMG_8450Escalão B: 1º Ciclo

Madalena Carvalho, Escola do 1º Ciclo da Lourinhã, Professora Alexandrina Camilopequenos cozinheiros

Prémio: Livro Pequenos Cozinheiros, da Civilização Editora

 

lanches e petiscosSub-escalão do 1º ciclo:

Sala da Multideficiência

Trabalho de grupo, Professora Lurdes Joaquim

Prémio: Livro Lanches e Petiscos, da Porto Editora

Escalão C: 2º CicloIMG_8456

Lara Trindade, 5º A, Professora Ana Mafalda Gomesculinária para crianças

 

Prémio: Livro Culinária para Crianças, da Civilização Editora

 

 

IMG_8458Escalão D: 3º Ciclo

Inês Félix, 8ºD

alimentos para sisema imunitárioPrémio: Livro Top 100 – Alimentos para o Sistema Imunitário, da Sinais de Fogo

 

 

Frases que lemos…

“Uma boa Leitura é emoção, Saúde e alimentação:”

“Faz da Leitura uma viagem Saudável, criativa e feliz.”

Ler… Uma forma Saudável de crescer com saber.”

“A Leitura é Saudável, pois faz-nos criar.”

Ler é Saudável, prepara-nos para a vida.”

IMG_8465

Anúncios