nespera

FAMÍLIA –Rosaceae

ESPÉCIEEriobotrya japonica (Thunb.) Lindl

NOME COMUM – Nespereira do Japão, Magnólia Japonesa

ORIGEM – Originária do Japão

REGIME DA FOLHA – Perene

TIPO DE COPA– Ampla e baixa

FLOR– Flores sésseis de pétalas brancas

FLORAÇÃO – Entre Outubro e Dezembro

FRUTIFICAÇÃO– Frutos do tipo drupa

CRESCIMENTO – Rápido

LONGEVIDADE – Média

DIMENSÕES – Pode atingir 6 metros de altura

UTILIZAÇÃO – Os frutos são utilizados na alimentação. Os frutos e a infusão das folhas têm propriedades medicinais nomeadamente anti-diarreicas.

CONDIÇÕES EDAFO- CLIMÁTICAS – Climas temperados

OBSERVAÇÕES – Os frutos são, também, conhecidos por magnórios ou magnólios.Es ta arbórea só foi introduzida na Europa pelos franceses em 1784

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL – É rica em vitaminas A e C e sais minerais, como cálcio e fósforo. A nêspera é consumida ao natural ou em saladas, misturada com outras frutas. Cem gramas de nêspera, fornecem 44 calorias.

COMPRA/CONSERVAÇÃO – A nêspera apresenta um curto período de vida pós-colheita, devido à perda de água por transpiração, elevada taxa de respiração, alta susceptibilidade a podridões e rápida perda do valor nutricional. O escurecimento da polpa (“internal browning”), a lignificação de tecidos e a perda de suculência são outros problemas encontrados. Assim ao comprar este fruto verifique que a casca não deve apresentar muitas manchas de cor acastanhadas e o fruto deve estar duro, devendo ser consumido rapidamente.

Anúncios