bemvindos-a-nossa-terra-004No dia 24 de Abril decorreu uma palestra para todos os alunos do 8º ano cuja temática foi “Migrações e Interculturalidade”, da responsabilidade da professora Maribel Figueiredo.

Nuno Marques e Natasha Marjanovic, do Serviço Jesuíta aos Refugiados (SJR), percorrem o país com a acção “Bem-vindos à nossa Terra”. Tratou-se de uma apresentação, realizada por Nuno Marques, sobre a população estrangeira que reside em Portugal e todos os dados inerentes a este tema foram abordados. Questões como o facto de 190 milhões de pessoas estarem a viver num sítio diferente do de nascimento, como a origem e as diferentes formas de migrações e a diferença entre uma pessoa ser emigrante ou ser refugiada, foram discutidas de uma forma participada pelos alunos presentes.

Outros dados foram uma verdadeira surpresa, pois o número de emigrantes portugueses é de facto muito elevado e o local preferido é África do Sul.

bemvindos-a-nossa-terra-005Natasha Marjanovich, utilizando um tipo de representação – Técnica de Infiltração – entrou na sala, com a desculpa que estava a fazer uns inquéritos, e pediu autorização para entrar, sentando-se ao pé dos alunos. Durante a apresentação dos slides do colega fez de conta que não o conhecia de parte alguma, foi trocando o nome do colega, colocando imensas questões e interrompendo. Algumas questões foram colocadas de uma forma muito engraçada, o que levou a que os alunos se rissem e simpatizem imediatamente com Natasha. Quando o Nuno aborda os problemas que qualquer imigrante sente em Portugal (a viagem, a língua, o alojamento, a solidão,…) convidou Natasha para dar o seu depoimento, visto ela ser uma imigrante no nosso país. O convite é aceite e através do seu estilo divertido, e sotaque engraçado, envolveu toda a plateia na sua história pondo os alunos a identificarem-se com a sua narrativa. De seguida começou a explicar uma receita de Mussaca, encenando o cozinhado de uma forma hilariante, ensinou uma dança e quando pega no acordeão os alunos perceberam que estava “tudo combinado!!”

Terminou a sessão com os alunos a dançarem e Natasha canta: “Um dia vão embora os pássaros/ e as ruas vão ficar sem sol./ Um homem vai despedir-se de uma mulher/ e muito tempo, no vento, vai ficar sozinho./ Um dia cada um vai atrás da sua vida/ no fim, só, o coração diz:/ eu vou voltar!/ Agora, adeus./ E quem sabe quando…/ E quem sabe onde…”.

 

Mussaca para quatro pessoasmussaca

 

A mussaca precisa de 1 kg de beringelas, 400 gramas de carne picada, duas cebolas grandes, dois dentes de alho, queijo ralado e molho bechamel (ou um iogurte natural e três/quatro ovos batidos). Pega-se numa cebola e corta-se cebola aos pedaços – tac, tac, tac. Nem muito grandes nem muito pequenos. Pega-se numa panela com um bocadinho de óleo. Põe-se cebola no óleo e faz-se um refugado. Enquanto se faz o refogado, está outra panela a “fazer glu glu – o que é isto? Água a ferver, à espera de quê? Da beringela.”Pegas na beringela – tac-tac-tac, cortas em pedaços colocas dentro dessa água para cozer cerca de 5 minutos. Pegas na carne picada, de qualquer animal que gostes, juntas à cebola, e adicionas tudo o que gostas; sal, pimenta… Quando a carne estiver cozinhada, pegas numa travessa grande, para toda a gente comer. Quanto mais gente houver, mais saborosa é a mussaca. Colocas uma camada de beringela, outra de carne picada, uma de beringela, outra de carne, outra de beringela. Abres o forno, colocas a mussaca e não perdes tempo: três, quatro ovos, iogurte natural, um bocadinho de sal. Abres o forno, regas a mussaca, devolves ao forno. Ah!, já cheira a mussaca!”

 

Natasha Marjanovicnatasha

Nasceu em Jajce, Bosnia Herzegovina, em 1970. Forma-se na Escola Superior de Teatro de Belgrado. Cria uma Companhia de Teatro para crianças em Sava Centar, Belgrado. Escreve, encena e apresenta um reportório que, desde 2001 leva à cena em Escolas e Salas de Teatro em Portugal. Desde 2002 desenvolve junto de escolas, jardins-de-infância e associações sem fins lucrativos, aulas de teatro para crianças, onde trabalha regularmente.

 

Anúncios