morangos

 

Apesar de existirem inúmeras variedades, é fácil distinguir o morango pela vivacidade da sua cor vermelha com as sementes à superfície e uma coroa de folhas no topo do fruto. O seu nome científico é Fragaria vesca var. hortensis.

Antes de ser cultivado, o morango crescia apenas de forma selvagem nos bosques, com rizoma estolhoso. As variedades actuais são híbridas de culturas antepassadas e têm agora um tamanho grande mantendo um sabor irresistível.

 

Informação nutricional

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

 

Morango

Energia (kcal)

29

Água (g)

90,1

Proteína (g)

0,6

Gordura (g)

0,4

Hidratos de carbono (g)

5,3

Fibra (g)

2,0

Caroteno (µg)

26

Vit. C (mg)

47

Ácido fólico (µg)

47

Potássio (mg)

138

Magnésio (mg)

10

µg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.

Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006

Vantagens e desvantagens

Devido à riqueza em antioxidantes, como a vitamina C, ácido fólico e fitonutrientes (antocianinas e elagitaninas), o morango é uma forma agradável e saborosa de fortalecer as defesas do organismo e prevenir diversas doenças crónicas, como a doença cardiovascular e o cancro.

O teor em água e potássio apresenta um leve efeito diurético que poderá ser benéfico para as pessoas que fazem retenção de líquidos no corpo ou em casos de hiperuricemia (níveis de ácido úrico elevados no sangue) e hipertensão arterial.

O morango é muito apreciado pelas crianças e pode ser uma forma divertida de educar as crianças para o consumo de frutas e hortícolas.

Um vasto número de pessoas apresenta reacções alérgicas quando consome morangos, que passam por irritação da pele, inchaço da boca e garganta, dores de cabeça, entre outros. A investigação não permite ainda desvendar o mecanismo completo deste fenómeno, mas conseguiu já isolar uma proteína que poderá ser um dos responsáveis.

Como comprar e conservar

Os morangos são muito perecíveis, pelo que devem ser comprados poucos dias antes de serem usados. Escolha aqueles com consistência firme, cor vermelho vivo, sem mazelas ou partes deterioradas. As folhas devem ser verdes escuras e muito viçosas. Como os morangos não amadurecem depois de colhidos, evite os que apresentam partes verdes ou incolores. Os morangos de tamanho médio são, normalmente, mais saborosos do que aqueles de tamanho muito grande. Como o morango é um fruto rasteiro, deve ser bem lavado na altura de consumir para evitar impurezas e contaminações, podendo deixá-los durante cerca de 15 minutos em água com umas gotas de limão ou vinagre. Se comprar morangos pré-embalados, verifique se não estão demasiado compactados porque facilita a deterioração dos mesmos.

Deverá conservar os morangos no frigorífico logo após a compra e durante um a dois dias. Antes de os refrigerar retire aqueles que estão danificados ou com bolor e certifique-se das condições da embalagem.

Anúncios