toysQuantas vezes o consumidor já se deparou com uma questão: que tipo de brinquedo deve comprar para o seu filho ou até mesmo quando surge uma festa de aniversário de algum familiar ou colega de escola do seu filho?

Provavelmente surge a dúvida: será o brinquedo ideal para esta ou aquela idade? Será fabricado com materiais seguros? E muitas mais questões podem aparecer…

Assim será mais fácil quando temos ao nosso alcance um guia para comprar  brinquedos.

Dicas para comprar brinquedos com segurança

ü  Escolha o brinquedo de acordo com a idade e o desenvolvimento da criança a que se destina. Antes de comprar, leia todos os avisos e instruções. Se estes não existirem ou não estiverem em português, opte por outro brinquedo.

ü  Na loja, peça para abrir a embalagem e veja o brinquedo. Se não puder fazê-lo, analise o brinquedo em casa, antes de o entregar à criança. Passe a mão pelas arestas, pontas e bordos. Se for para uma criança até 3 anos, verifique se existem peças pequenas facilmente destacáveis (por exemplo, rodas, olhos ou pêlos). Se for um boneco com costuras, certifique-se de que está bem cosido e a criança não tem acesso ao enchimento.

ü  Evite brinquedos com cordas ou fios compridos, em especial quando se destinam aos mais novos. Caso as crianças os enrolem à volta do pescoço, podem ficar com dificuldade em respirar ou até sufocar.

ü  Para uma boa utilização de patins, skates, trotinetas ou bicicletas, não se esqueça de comprar também o capacete, cotoveleiras e joelheiras. Além disso, ensine as crianças a não andar de bicicleta na estrada.

ü  Já em casa, antes de dar o brinquedo à criança retire-o da embalagem e coloque-a no lixo. Contudo, anote ou guarde a identificação e morada do fabricante ou importador. Se ocorrer algum acidente, poderá precisar dela.

ü  Se tiver filhos de diferentes idades, evite que os mais novos utilizem os brinquedos dos mais velhos, pois podem não ser adequados à sua faixa etária. Convém, ainda, fazer uma revisão periódica dos brinquedos e deitar fora os que estiverem danificados.

ü  Depois do divertimento, ensine as crianças a arrumar tudo numa caixa. Os brinquedos abandonados no chão podem tornar-se numa armadilha, provocando quedas.

 

toys2

 

Anúncios