No dia 20 de Janeiro decorreram as eleições, depois de uma Campanha Eleitoral muito aguerrida!!! Cada lista defendeu o seu ponto de vista, mas a alimentação esteve sempre em foco!! Assim foram oferecidas frutas, batidos, enfim… Cada lista tentou inovar de forma mais original possível!!!

copia-de-parlam_jovem_09-011copia-de-parlam_jovem_09-005

 

 

 

 

 

 

 

Os resultados foram os seguintes:

Lista W – 115 votos

Lista B – 77 votos

Lista D – 77 votos

Lista C – 32 votos

Votos brancos – 1

Votos nulos – 2

A Sessão Escolar decorreu no dia vinte e dois de Janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã, e contou com a presença do Sr. Vereador José Tomé.copia-de-parlam_jovem_09-071

O Vereador explicou a todos os presentes como funciona a Assembleia Municipal e a semelhança da eleição deste órgão com o processo que os alunos estavam a desenvolver. Entre os vários assuntos abordados foi explicada a Heráldica Municipal.

A ordem de trabalhos para a referida sessão foi:

1. Tomada de posse dos deputadoscopia-de-parlam_jovem_09-056

O Presidente da Sessão, professor Eduardo Frutuoso, chamou os deputados um a um, pela ordem de eleição, para que assinassem a lista de deputados e tomassem os seus lugares na Assembleia.

2. Apresentação das propostas das listas

De seguida o Presidente da Sessão concedeu a palavra aos representantes das listas para que estes fizessem uma apresentação das medidas propostas.

3. Debatecopia-de-parlam_jovem_09-159

O período de debate que se seguiu foi bastante participado! Entre as várias dúvidas dos programas e os pedidos de esclarecimento sobre o conteúdo das medidas propostas assim como comentários sobre a própria Campanha Eleitoral. O tempo das intervenções foi distribuído equitativamente pelos deputados para usar da palavra.

4. Negociação para alteração/fusão das medidas propostas

Após o período de debate, alguns deputados mostraram interesse em fundir propostas, e o Presidente deu início a um período de negociação entre listas sobre as respectivas medidas, para eventuais alterações de redacção.

5. Votação das propostas que farão parte do Projecto de Recomendação da Escolacopia-de-parlam_jovem_09-231

Após o debate e a negociação, o Presidente colocou à votação as propostas apresentadas, uma a uma. As três medidas mais votadas integraram o Projecto de Recomendação da Escola a apresentar na Sessão Distrital no dia 2 de Março de 2009.

6. Eleição dos deputados representantes da Escola na Sessão Distrital

– Em seguida, o Presidente deu início aos trabalhos de eleição, por voto secreto, dos dois representantes efectivos que defenderão a proposta final da Escola na Sessão Distrital e de um suplente.

– O processo de eleição por voto secreto decorreu da seguinte forma: a) Cada deputado teve direito a um voto e escreveu, num boletim em branco, os nomes dos dois deputados da sua preferência

– Os deputados eleitos foram Sara Perluxo e Jéssica Piçarro.

7. Propostas de temas para debate para o ano de 2009/2010

No final da Sessão o Presidente perguntou aos deputados se desejam propor algum tema para debate no projecto “Parlamento dos Jovens” do ano seguinte. A proposta foi “Violência na Escola”, que ganhou por unanimidade.

copia-de-parlam_jovem_09-2551copia-de-parlam_jovem_09-165

Anúncios