No dia 30 de Janeiro comemorou-se o Dia do Agrupamento. E houve um intercâmbio entre os meninos da Escola E.B. 2,3 Dr. João das Regras com os das outras escolas do Agrupamento. Este dia é celebrado em muitas escolas de vários países como o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz.

A este propósito a turma do 8ºC pesquisou e encontrou uma tradição muito interessante: a “árvore da Paz de mil grous”.copia-de-dia_agrupam_2009-0741

Grou (Tsuru em japonês) é uma ave antiga na Terra. Habita-a há mais de 6 milhões de anos. No nosso País podemos encontrá-la no Alentejo, durante os meses de Novembro e Fevereiro. Alimenta-se de bolota. Esta ave tem longas pernas, longo bico, longas asas, longo pescoço e longa vida…

Apesar de se encontrar em extinção nalguns lugares do Mundo, o GROU transformou–se numa lenda, em toda a Ásia, e significa: eterna juventude; felicidade; longevidade.

Dobram-se grous para enviar a pessoas doentes expressando o desejo do seu restabelecimento. Esta prática está relacionada com uma lenda.

A lenda diz que o grou tem o dom de realizar os nossos desejos, pois se dobrarmos mil grous, depositando em cada um a nossa fé e esperança, o nosso desejo será realizado.

copia-de-dia_agrupam_2009-0402O grou de papel dobrado é uma das criações mais importantes do origami no Japão e qualquer japonês aprende a dobrá-lo ainda criança. A partir do ano de 1945, contudo, o seu simbolismo alterou-se subtilmente.

Muitas pessoas conhecem a história de Sadako, a menina que estava em Hiroshima quando a primeira bomba atómica foi lançada sobre a população humana, no final da II Guerra Mundial, a 6 de Agosto de 1945.

Sadako sobreviveu à explosão com a mãe e o irmão mais velho. Na fuga foram encharcados pela chuva preta radioactiva que caiu ao longo do dia.

Até a idade dos doze anos, aparentava estar normal, uma menina saudável, estudava e brincava, e uma das coisas que mais gostava era correr.

Destacava – se nas corridas do colégio, quando começou a sentir tonturas. Não disse a ninguém, achou que poderia ser provocado pelo esforço que fazia quando corria.

Afinal, adoeceu devido aos efeitos da radiação da bomba que foi lançada durante a guerra e foi-lhe diagnosticada uma leucemia.copia-de-dia_agrupam_2009-063

A melhor amiga de Sadako, Chizuko levou-lhe uns papéis de origami e contou-lhe a velha lenda japonesa, a dos 1000 tsurus, e que se ela os dobrasse teria o desejo da cura concedido.

Sadako acreditou na crença tradicional japonesa e por isso, começou a dobrar grous de papel, mas a sua saúde não melhorava.

Cada grou que ela dobrava era como uma prece e dizia-lhe: “Vou escrever Paz nas tuas asas e vais voar à volta do Mundo”. E assim a sua prece era não só pela cura e pela felicidade, mas também pela Paz.

Sadako não viveu para dobrar todos os seus mil grous e os seus amigos e colegas de escola completaram a tarefa. Mas o caso de Sadako e de muitas outras crianças em situação idêntica chegou ao conhecimento de todo o Japão e foi criado um fundo para construir um instituto para o tratamento das vítimas das radiações.

Criaram, em Hiroshima, o Parque da Paz, em 1958, onde ergueram um monumento à criança e à Paz no Mundo.

O grou de papel transformou-se num símbolo de paz e reconciliação.

No Japão e no ocidente muitas crianças e adultos decidem dobrar mil grous de papel para enviar para o Parque da Paz em Hiroshima como prova de solidariedade e defesa da Paz no Mundo.

Neste monumento está inscrito o desejo das crianças:copia-de-dia_agrupam_2009-059

 

Este é o nosso Grito

Esta é a nossa Prece

Paz no Mundo.

 

Assim lançaram um desafio aos meninos de Casal Novo:”trazemos alguns grous e gostaríamos que fizessem muitos mais para, na Primavera, serem colocados numa árvore, como símbolo da luta contra a guerra e que reine sempre a Paz, para todas as crianças do mundo!”

E de seguida ensinaram os meninos a dobrar os grous.

Por sua vez, o meninos também tinham uma surpresa: cantaram uma canções, ofereceram um postal com uma mensagem sobre a paz e um porta-chaves com uma pomba da paz. E ainda permitiram um momento de partilha com um delicioso lanche!!!

copia-de-dia_agrupam_2009-096

 

 

copia-de-dia_agrupam_2009-088

 

 

 

 

 

 

Muito Obrigada pela forma como nos receberam!!!

Gostaríamos de voltar no próximo ano!

8ºC

Anúncios