No dia 7 de Outubro, realizou-se na Escola E.B. 2,3 Dr. João das Regras uma sessão de esclarecimento/informação sobre SIDA – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, promovida pela Abraço, uma Associação de apoio a pessoas infectadas/afectadas com o VIH – Vírus da Imunodeficiência Humana, dirigida a alunos do 9º ano.

O representante da Associação Abraço, Sérgio Luís, começou por falar um pouco da Abraço e da sua história. “A Abraço começou num grupo de amigos, em que um dia, um desses amigos, o João Carlos, ficou gravemente doente, e isto passou-se há 15 anos atrás. João Carlos deu entrada no hospital e foi aí que ficou a saber qual a sua doença: já estava na fase avançada de SIDA… Algum tempo depois morreu sem saber muito bem como lhe tinha sido transmitida a doença nem se ele tinha infectado alguém… E foi graças a esse grupo de amigos, que decidiram que não podiam parar e mesmo depois da morte do João Carlos decidiram continuar a ajudar as pessoas com VIH/Sida”. O orador abordou as formas de contágio do vírus, as reacções do corpo a este e os cuidados de prevenção a ter por todos nós, seja qual for a idade da pessoa.

O elemento da Abraço disseminou as palavras S.I.D.A. e V.I.H., explicando como é que o vírus actua, alertando para o facto de “todo o ser humano pode ser infectado por ele, para ele se continuar a reproduzir”, pois “cada ser humano dá-lhe o que ele precisa para se replicar”. E ainda salientou “ que este é um assunto que diz respeito a todos nós ainda que muitas vezes as pessoas nem queiram ouvir falar dele pois acham que não lhes diz respeito”.

E a sessão foi continuando sempre com momentos que permitissem aos alunos expor as suas dúvidas e, deste modo, esclarecê-las.

Assim foi cumprido o intuito, da escola, de estimular os alunos para o desenvolvimento de competências sociais e comportamentais, na promoção de valores, atitudes críticas e assertivas, dando a cada um a possibilidade de uma tomada de decisão responsável e consciente.

Anúncios