Educação para a Saúde – um projecto do Agrupamento de Escolas e Jardins-de-Infância D. Lourenço Vicente

No âmbito do protocolo estabelecido entre os Ministérios da Educação e Ministério da Saúde – Despacho nº 25 995/2005 (2ª série), Despacho nº 2506/2007 e Despacho nº 12 045 /2006 (2ª série) foi aprovado o Programa Nacional de Saúde Escolar que delibera que a Educação para a Saúde deve ser considerada obrigatória em todos os estabelecimentos de ensino e integrar o Projecto Educativo da Escola. Este projecto tem como finalidade contribuir para que as Escolas do Agrupamento sejam cada vez mais promotoras da saúde dos seus alunos, através do desenvolvimento de actividades no âmbito da Educação para a Saúde em meio Escolar. A implementação deste projecto é de particular importância pelo número de crianças que pode alcançar e pelas idades em que estas se encontram, pois todas passam pelo sistema de ensino e é nestas idades que se estabelecem as raízes do nosso comportamento, sendo por isso mais fácil adquirir bons hábitos e assimilar conhecimentos. A Educação para a Saúde na escola será tanto mais profícua, quanto maior for o comprometimento dos elementos da comunidade educativa e do seu meio envolvente. Neste sentido, assume particular relevância o desenvolvimento de um trabalho integrado em parceria da Comunidade Escolar e do Centro de Saúde.

Objectivos

  • Promover e proteger a saúde e prevenir a doença na comunidade educativa;
  • Reforçar os factores de protecção relacionados com os estilos de vida saudável;
  • Ajudar os jovens e adolescentes a fazer escolhas informadas;
  • Promover a articulação das áreas temáticas das Escolas Promotoras de Saúde e as componentes curriculares das várias disciplinas;
  • Criar situações potencialmente construtivas no sentido do desenvolvimento de competências capazes de favorecer o equilíbrio e o bem-estar dos jovens e adolescentes.
  • Promover uma utilização eficaz dos serviços de saúde disponíveis na comunidade.

Áreas Temáticas da Educação para a Promoção da Saúde

No início do ano lectivo 2008/2009 será aplicado um questionário de diagnóstico aos alunos do agrupamento. Será formada a Equipa do Projecto de Educação para a Saúde, que, com base nos inquéritos, fará o seu Plano de Acção, com as estratégias, os recursos e interesses detectados. O Projecto de Educação para a Saúde será posto em prática, pela Equipa, que fará a sua aplicação, numa vertente prática e de cariz sequencial entre os diferentes níveis de ensino, com vista à formação de cidadãos críticos e responsáveis.

A coordenadora do Projecto

Palmira Graça

 

Anúncios